martes, 22 de marzo de 2011

Planeta Agua























A sexta-feira 18 de Março na Escola CIE de Rondonópolis (MT), durante o ciclo de palestras “Meio ambiente: Coleta seletiva e destinação do lixo em Rondonópolis” o professor de Geografia do Ensino Médio, Elion Fernandes, ministrou uma palestra sobre o tema "O lixo e as águas”. Segundo explicou o professor Elion: a água, ingrediente essencial da vida, é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Chegou de fora da terra a través dos cometas que impactaram contra o nosso planeta e assim se produziu a água. E uma vez presente se converteu em um elemento imprescindível para a vida do nosso planeta.


O Brasil é um país privilegiado já que possui muita água doce. A Bacia Amazônica abriga 1/6 da água doce que corre na Terra, e além disso existe o aqüífero Guarani, o maior manancial de água doce subterrânea do mundo. Este é um dos motivos pelo qual a China, que tem mais de um bilhão de habitantes e cujo alimento fundamental é o arroz, começou inicialmente comprando o arroz brasileiro e agora está comprando terras no Mato Grosso, para plantar arroz e levá-lo para seu país.

O professor Elion também falou sobre os rios, um elemento da natureza por onde se localizavam os povoados no passado, que depois viraram civilizações. O professor Elion mostrou como exemplo o rio Nilo, o único rio do Egito e por isso grande parte de sua população, cerca de 90%, encontra-se estabelecida em suas margens. Ele foi o motor do que hoje conhecemos da cultura egípcia, com suas pirâmides e a escritura hieroglífica. O rio Ganges, na Índia é um rio sagrado que tem um valor espiritual para as pessoas que seguem o hinduísmo, e por isso tomam banho nas suas águas, acreditando que ele tem a capacidade de purificar todos os pecados. Nosso rio Vermelho, o principal rio que corre ao redor da cidade de Rondonópolis e o Marechal Rondon também foram citados por Elion. Quando chegaram em 1922, as expedições da Comissão Construtora das Linhas Telegráficas sob o comando do então primeiro tenente Cândido Rondon, inauguraram o posto telegráfico às margens do rio Vermelho (Poguba, como era chamado pelos índios bororos). Segundo o professor Elion jogamos lixo no rio porque ele some de nosso olhar, porém não somos conscientes de que esse lixo irá matar os peixes e contaminar as águas.

Ao terminar sua palestra, o professor apontou um dado curioso sobre como a água que sai de nossa torneira demora cem anos em voltar de novo a nosso lar, por isso devemos cuidar de nosso planeta.

No hay comentarios:

Publicar un comentario