sábado, 10 de marzo de 2012

Sebastião Salgado: la vida en grises



Pie de Foto




De 1977 à 1984, após alguns anos de peripécias na Europa e na África, Sebastião Salgado viajou muitas vezes à América Latina, viajando do litoral tórrido do nordeste brasileiro às montanhas do Chile e da Bolivia, ao Peru, Equador, Guatemala e México, através do misticismo indescritível do sertão brasileiro, com seus homens vestidos de couro e sua luta feroz pela sobrevivência em terras tão áridas, tão pobres, e em tal medida, refúgio espiritual de todo um país. Percorreu a Serra Madre e sua névoa densa, seus cogumelos e peyotes mágicos, seus mortos tão vivos; aquele lugar onde é tão difícil saber se somos deste mundo ou de outro, em que a morte é irmã inseparável da vida cotidiana.

Os sete anos despendidos em produzir estas imagens transcorreram como uma viagem de sete séculos no passado, para observar, desenrolando-se num passo lento e arrastado - o qual marca a passagem do tempo nesta região - todo o fluxo de culturas distintas, tão semelhantes em suas crenças, perdas e sofrimentos.

«Él es un artista: el hombre que ve y viendo nos ayuda a ver. En esta monumental obra de arte, el fotógrafo brasileño Sebastião Salgado descubre y revela el mundo del fin del milenio: he aquí esta gran odisea de nuestro tiempo, este viaje con más náufragos que navegantes». 

Eduardo Galeano.

Aquí os dejo el link de la página oficial de Sebastião Salgado:

http://www.amazonasimages.com

No hay comentarios:

Publicar un comentario